
TOBOGÃ PARA BOLINHA
LINK DO VÍDEO
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/
Público alvo: 1º ao 5º ano
Sobre a oficina:
Ciências: Introdução a conceitos de Física: Velocidade, Plano Inclinado, Efeito Gravitacional, dinâmica de uma partícula. Robótica – Programação desplugada.
Arte: Elementos visuais: Linhas, cores, formas, figuras e texturas. Manifestações artísticas e suas linguagens. Desenvolvimento da criatividade. Estética.
História: Grandes nomes da antiguidade: Isaac Newton (para aprofundar o conhecimento: pesquisar sobre o físico e suas leis).
Matemática: Geometria: ângulo, inclinação. Medida de tempo, velocidade. Uso de planilhas e tabelas.
Linguagem: Organização do pensamento para realizar a atividade, registro dos passos para fixar e reproduzir a ação em outros momentos.
Metodologia:
Recortar o rolo de papel, caixas e rolo de papel toalha ao meio, pela maior parte, formando uma “canoa”. Escolher um alvo para que a bolinha acerte no final do processo, construir o trajeto que a bolinha deverá percorrer na parede e ir prendendo os rolos e caixas cortadas com fita adesiva. Testar a inclinação e percurso com o deslizamento da bolinha enquanto monta o tobogã. Verifique sempre se as inclinações e a velocidade da bolinha estão corretas para que a bolinha faça todo o percurso sem sair fora do circuito montado.
Objetivos
a) Promover o conhecimento da ciência de uma forma lúdica.
b) Desenvolver o olhar científico da criança para o fenômeno da observação, tentativa e erro.
c) Levar a criança a perceber a força da inclinação e a velocidade alcançada pela bolinha.
d) Estimular o desenvolvimento da plasticidade cerebral.
Materiais:
- Rolos de papelão de quaisquer tamanhos (pode ser papel higiênico, papel toalha, papel alumínio, papel filme…) e/ou caixinhas de papelão variadas (pode ser de remédios, pasta de dente, de alimentos…). É importante que cada aluno tenha ao menos 5
- Tesoura.
- Fita adesiva (pode ser durex, fita crepe, adesivo de papel)
- Uma bolinha pequena que caiba nas caixinhas e rolos (pode ser de isopor, de pingue-pongue, de borracha, gude, de madeira, de papel alumínio, de papel de caderno ou revista…);
- Uma parede disponível (que possa colar fita adesiva) para montar o tobogã.

A Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Educação de Londrina e a equipe do PistoBusão/UTFPR propõe o Ensino Maker por meio de oficinas divertidas.
OFICINEIROS:
Fabiane Chueire Cianca, professora da Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação na Rede Municipal de Educação de Londrina, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Altas Habilidades/Superdotação, Mestre em Educação.
fabiane.cianca30@prof.londrina.pr.gov.br
altashabilidades@edu.londrina.pr.gov.br
- @fabianechueire
Equipe PistoBusão
- @pistobusao
– Leticia Barcala Gonçalves da Silva, estudante do 4º ano do Curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, responsável pelo PistoBusão.
– Marco Aurélio de Carvalho Andrade, estudante do 4° ano do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, responsável pelo PistoBusão.
– Derik Kerwin Pfeifer, estudante do 3° ano do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, integrante do projeto PistoBusão.
.