
SHIMANCHU NU TAKARA: TESOUROS DE OKINAWA PARA LONDRINA
LINK DO VÍDEO
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/
Sobre a oficina: A oficina contém explicação breve da música a ser apresentada e da cultura okinawana, bem como o vídeo da apresentação de Eisa pelo grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko Filial Londrina. Objetiva-se através dela promover aos alunos da rede municipal o contato com a cultura de Okinawa (província do Japão), com intuito de preservá-la e difundi-la à cidade de Londrina. As apresentações serão baseadas no eisa, uma dança típica da região que utiliza os taikos (tambores japoneses) para oferecer uma experiência atrativa aos alunos e buscando a democratização cultural, utilizando vídeos pré-gravados com duração de até 8:00 minutos, de forma que seu conteúdo seja sucinto e atrativo para a faixa etária dos alunos, porém suficientes para promoção dessa experiência cultural. Além disso, há a utilização de legendas para facilitar o acesso à explicação e ao entendimento do significado da música japonesa.
Objetivos
1) Promover aos alunos da rede municipal o contato com a cultura de Okinawa (província do Japão), com intuito de preservá-la e difundi-la à cidade de Londrina

Ryukyu Koku Matsuri Daiko
O projeto visa trazer aos alunos da rede municipal uma
O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) foi fundado em 1982 em Okinawa, província situada ao sul do Japão. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos com o objetivo de preservar e difundir a cultura e as tradições locais através do Eisa. A matriz em Okinawa é reconhecida pelo seu governo por revelar às novas gerações as riquezas e as belezas da cultura de Okinawa e pelo trabalho de cunho social que desenvolve junto aos seus jovens.
O grupo expandiu-se por todo mundo, apresentando filiais em diversos países. Atualmente, além da matriz em Okinawa, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko possui filiais no Japão, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, México, Peru e Brasil. O Brasil possui 5 filiais na cidade de São Paulo e as demais em Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba e Londrina. Londrina filiou-se no dia 6 de setembro de 2009, completando 12 anos neste ano.