
MATEMÁTICA DIVERTIDA
LINK DO VÍDEO
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/
Sobre a oficina: A oficina “Matemática divertida” permite que as crianças tenham contato com o sistema de numeração decimal, através do lúdico. Jogos e brincadeiras são vivências que promovem aprendizagens significativas.
Público alvo: C3, P4 e P5
Objetivos
1) Identificar e nomear números, usando a linguagem matemática, em momentos de brincadeiras
2) Pular de acordo com comandos dados em jogos e brincadeiras, relacionando número à quantidade
3) Ampliar a força manual ao manipular e amassar folhas criando objetos tridimensionais.
Metodologia:
O professor irá escrever os números de 1 a 10 em pequenos papéis, que deverão ser colados em 10 copos. Esses copos serão colados na extremidade de uma mesa, um ao lado do outro, seguindo a ordem crescente dos números. Em seguida, as crianças receberão duas folhas de revista e deverão amassá-las até formar uma bolinha, que deverá ser envolvida por uma fita adesiva a fim de que fique firme e deslize sobre a mesa. Para iniciar a brincadeira, uma criança por vez jogará a sua bolinha, que deverá rolar sobre a mesa, até acertar um dos copos. Cada número representará um pulo. Por exemplo: se a criança acertar a bolinha no número 3, a professora questionará qual número é esse. Caso a criança não saiba identificar ou nomear, os colegas poderão ajudar. Em seguida, a criança dará 3 pulinhos, enquanto todos contam juntos, e será a vez do próximo colega.
Importante: manter todos os protocolos de segurança para Covid-19.
Materiais:
- Mesa
- Revistas
- 10 copos de plástico
- Fita adesiva
- Tesoura
- Papel
- Canetinha

Daniele Aparecida Camargo Kasai
Gabriela Diegues Domenici
Daniele Aparecida Camargo Kasai, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Pós-graduada em Gestão Escolar, Arte e Arteterapia. Cocriadora da página do Instagram @maeseprofessoras e professora de Educação Infantil no CMEI Abdias do Nascimento, desde 2018.
Gabriela Diegues Domenici, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia Institucional e Neurociência. Cocriadora da página do Instagram @maeseprofessoras e professora de Educação Infantil no CMEI Francisco Quesada Ortega, desde 2012.