OFICINA – MAS QUE BELEZA! O BRINCAR E A ESTÉTICA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS…

MAS QUE BELEZA! O BRINCAR E A ESTÉTICA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS…

LINK DO VÍDEO

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/

Sobre a oficina: O objetivo desta proposta é que a partir da Cultura Afro brasileira as crianças se aceitem e se valorizem, elevem sua autoestima e auto imagem positiva.A proposta de hoje é que a criança brinque de salão de beleza, a partir da releitura da história o Cabelo de Lelê. 
Observação: É perfeitamente possível que o professor faça supressão/alteração em partes das propostas abaixo com vistas a atender a especificidade do período em que atua e as singularidades de cada turma.

Público alvo: C3, P4 e P5

Objetivos:

1) Oferecer uma oportunidade de se valorizarem através da representatividade e da estética.

2) Ouvir a releitura da História O cabelo de Lelê de Valeria Belem.

3) Identificar seus aspectos físicos.

4) Valorizar seus cabelos.

5)  Fazer um turbante seguindo as orientações do adulto.

6)  Brincar de salão de beleza, manipulando diferentes objetos.

Metodologia:

01º Momento: Após ouvirem a história O cabelo de Lelê, convide a criança a observar a própria imagem no espelho, percebendo seu tom de pele, cor dos olhos, textura dos cabelos, etc. é importante ressaltar que cada criança tem uma beleza única e especial.

02º Momento: O professor convidará as crianças a brincarem de salão de beleza, solicitando as crianças que separem objetos e acessórios de cabelo como escova, pente, creme de pentear, presilhas, bonés, chapéus, e também roupas, tecidos, óculos coloridos, colares, ou outros objetos que tiverem a disposição para brincarem.  

03º Momento: Proponha ás crianças que se arrumem e se enfeitem da maneira que preferirem, lembrando sempre que todas tem a sua beleza.

04º Momento: Após estarem produzidas, convide-as para desfilar ou dançar ao som da canção a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=fCZVL_8D048

Materiais:

  • Pente
  • Escova de cabelo.
  • Creme de pentear
  • Acessórios de cabelo
  • Tecidos coloridos
  • Óculos

MAURICEA SEVERINO

Pedagoga, Professora de educação infantil, professora de Danças urbanas e ritmos afro brasileiros.