OFICINA – FOGUETES TURBINADOS

FOGUETES TURBINADOS

LINK DO VÍDEO

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/

Sobre a oficina:

Ciências: Introdução à Astronomia e Astrofísica. Recursos naturais: características do ar, resistência, força, pressão e velocidade do ar. Química. Reações químicas e misturas. Física. Lei de Ação e Reação

Arte: Elementos visuais: Linha, cor, formas, figuras e texturas. Manifestações artísticas e suas linguagens.

Matemática: Grandezas e medidas: Estatística (tabelas e gráficos). Medidas de comprimento. Geometria: lançamento oblíquo e formas geométricas.

Linguagem: Participação em situações de uso da linguagem oral, demonstrando habilidades de escuta atenta, formulação de perguntas e respostas e de exposição de informações e ideias. Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros texto instrucional.

Público alvo: 4º e 5º anos

Metodologia:

Para o foguete: Corte uma garrafa de 600ml ao meio, cole na parte inferior da segunda garrafa com fita isolante ou fita crepe, deixando os bicos das garrafas nas duas extremidades. Recorte 4 triângulos retângulos no papel cartão/cartolina para construir as aletas do seu foguete. Cole nas laterais do foguete com espaço proporcional a cada uma delas, coloque mais ou menos no meio da garrafa que não foi cortada, que é o corpo do seu foguete. 

Vedar a rolha com veda-rosca ou fita adesiva não deixando nenhum espaço sem fita, inclusive as faces de cima e de baixo. 

Utilize a parte de baixo da garrafa cortada que restou como base de lançamento. 

Para o combustível: No pedaço de papel Higiénico espalhe aproximadamente 10g de bicarbonato e faça um tipo de papelote em forma de bala, amarre as pontas com nós utilizando a linha de costura deixando uma sobra de linha em um dos lados, feche toda a “bala” passando a linha por todo o corpo do papelote. 

Com o funil coloque cerca de 150 ml de Vinagre dentro da garrafa ainda inteira.

Para o lançamento: Coloque o papelote com bicarbonato pelo bico da garrafa e deixe um pedaço de linha para fora, fixe bem com a rolha, não deixe que o papelote encoste no vinagre. Vire a garrafa para cima posicionando corretamente o foguete e se afaste enquanto ocorre a reação química e o lançamento do foguete. 

Agora é só se divertir.

Ao lançar o foguete, cuidado para não lançar nas pessoas, por isso, tenha sempre um adulto junto.

Objetivos

1) Realizar brincadeiras e jogos musicais envolvendo os parâmetros do som, música e

a) Incentivar o interesse dos alunos pela ciência, astronomia, astronáutica e tecnologia.

b)  Explorar um conteúdo de Química, com misturas e reações químicas.

c)  Promover o conhecimento de uma forma lúdica.

d) Aprender de forma prática a construir um foguete utilizando materiais alternativos, de baixo custo e reutilizáveis.

e) Construir e lançar o mais distante possível, foguetes, a partir de uma base de lançamento.

f) Desenvolver a plasticidade cerebral por meio de atividades que estimulem o pensamento criativo

Materiais:

  • 2 garrafas pet de 500 litros.
  • 3 ou 4 aletas (asas do foguete). Medidas: 5 cm de altura, 4 cm de largura e a base com 0,5 cm.
  • 1 pedaço de papel Higiênico ou filtro de café
  • 1 rolha
  • Fita crepe, fita isolante ou durex
  • Tesoura
  • Bicarbonato de Sódio
  • Vinagre
  • Linha de costura
  • 1 Funil

A Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Educação de Londrina e a equipe do PistoBusão/UTFPR propõe o Ensino Maker por meio de oficinas divertidas.

OFICINEIROS:

Fabiane Chueire Cianca, professora da Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação na Rede Municipal de Educação de Londrina, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Altas Habilidades/Superdotação, Mestre em Educação.  

fabiane.cianca30@prof.londrina.pr.gov.br

altashabilidades@edu.londrina.pr.gov.br

  • @fabianechueire

Equipe PistoBusão

 

– Leticia Barcala Gonçalves da Silva, estudante do 4º ano do Curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, responsável pelo PistoBusão.

– Marco Aurélio de Carvalho Andrade, estudante do 4° ano do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, responsável pelo PistoBusão.

– Derik Kerwin Pfeifer, estudante do 3° ano do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, integrante do projeto PistoBusão.