
CORRESPONDÊNCIA SONORA
LINK DO VÍDEO
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/
Sobre a oficina: A comparação e a correspondência são processos mentais matemáticos trabalhados na Educação Infantil. A proposta desta oficina estimula as crianças a manipularem objetos sonoros, identificando-os e realizando a correspondência um a um, através da audição.
Objetivos
1) Ouvir e produzir sons com materiais diversificados;
2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
3) Estabelecer correspondência de objetos.
Metodologia: O professor irá separar os materiais e deixará que as crianças os explorem. Em seguida, irá separá-los em 3 recipientes diferentes e as crianças serão convidadas a colocá-los dentro das garrafas. Quando todas as garrafas estiverem prontas, o professor deverá misturá-las e convidar as crianças para que encontrem as garrafas correspondentes. Por exemplo: a criança irá chacoalhar uma garrafa e tentará descobrir onde está a outra que possui o mesmo som. Para isso é importante que os sons dos objetos sejam distintos. Poderá ser usada água também, pois o som do líquido é bem característico. Para os bebês, o professor poderá propor que explorem os materiais, auxiliem na confecção e chacoalhem as garrafas, produzindo sons.
Importante: manter todos os protocolos de segurança para Covid-19.
Materiais:
- 6 garrafas (ou potes) com tampas
- materiais para produzir sons (macarrão, tampinhas e palitos).

Daniele Aparecida Camargo Kasai
Gabriela Diegues Domenici
Daniele Aparecida Camargo Kasai, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Pós-graduada em Gestão Escolar, Arte e Arteterapia. Cocriadora da página do Instagram @maeseprofessoras e professora de Educação Infantil no CMEI Abdias do Nascimento, desde 2018.
Gabriela Diegues Domenici, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, em 2007. Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia Institucional e Neurociência. Cocriadora da página do Instagram @maeseprofessoras e professora de Educação Infantil no CMEI Francisco Quesada Ortega, desde 2012.