OFICINA – ALAVANCA ANIMAL

ALAVANCA ANIMAL

LINK DO VÍDEO

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/

Sobre a oficina: A Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Educação de Londrina e a equipe do PistoBusão/UTFPR propõe o Ensino Maker por meio de oficinas divertidas.

Público alvo: 1º ao 5º ano

Conteúdo

Ciências: – Introdução a conceitos de Física: Máquinas Simples – Alavanca. Princípio da automação por meio da alavanca. Compensação de forças, equilíbrio, sustentação. Dinâmica dos Materiais. Conceitos de Biologia – Estrutura de Mandíbula, Anatomia da boca de um animal. Características dos animais: Carnívoros, Herbívoros e Onívoros.  Matéria e energia: o uso alternativo de materiais do cotidiano. 

 Arte: Elementos visuais: Linhas, cores, formas, figuras e texturas. Manifestações artísticas e suas linguagens. Desenvolvimento da criatividade. 

Geografia: Localização da existência das diversas espécies de animais, tipo de meio ambiente em que vivem (habitação, modo de vida, hábitos, etc.). 

Matemática: Geometria: ângulo. Medida de força.

 Linguagem: Organização do pensamento para realizar a atividade, registro dos passos para fixar e reproduzir a ação em outros momentos.

Metodologia:

Despertar o interesse das crianças sobre os diferentes tipos de animais, destacando suas características conforme o interesse. Levá-las a perceber a presença da alavanca no ambiente (maçaneta da porta, gangorra, tesoura, etc.), no corpo humano e nos animais. Mostrar que a mandíbula é uma alavanca.  

Escolher um tipo de animal, discutir sobre qual seu tipo de alimento e quais as características de cada um deles. Desenhar o animal escolhido, cuidando para que a boca seja representada por uma linha reta. Após o desenho pronto, recortar a boca separando-a em duas partes (mandíbula). Colar a parte inferior da mandíbula na parte inferior do pregador e a parte superior com a cabeça (desenho do animal) na parte superior do pregador, separando na linha da boca para que o movimento de alavanca seja o mesmo do abrir e fechar a boca do animal.

Objetivos

a) Possibilitar a experimentação da construção de elementos da mecânica nos objetos de uso cotidiano.

b) Despertar o interesse das crianças na elaboração e associação de protótipos com objetos simples e do dia a dia.

c) Estimular a criatividade, por meio da observação do ambiente, da associação das ideias com a proposta e na execução dela.

d) Conhecer as diferenças entre os tipos de animais e suas características.

e) Identificar, comparar e analisar diferentes materiais utilizados em objetos do cotidiano

f) Levar a criança a perceber que é possível aproximar os conteúdos curriculares da área de interesse pessoal.

g) Pesquisar sobre os diferentes tipos de animais e identificar características sobre o modo de vida dos mesmos (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.), desde os mais comuns, conhecidos no ambiente próximo como aos animais mais improváveis e desconhecidos. Destacar a mandíbula como uma alavanca e verificar se há (e quais) são os animais que não usam esse mecanismo.

Materiais:

  • Um pregador de roupa;
  • Uma folha de papel sulfite;
  • Tesoura;
  • Materiais para desenhar (caneta, lápis, giz de cera)
  • Fita adesiva (pode ser durex, fita crepe, adesivo de papel)
  • Cola branca

Fabiane Chueire Cianca

Fabiane Chueire Cianca, professora da Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação na Rede Municipal de Educação de Londrina, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Altas Habilidades/Superdotação, Mestre em Educação.  

fabiane.cianca30@prof.londrina.pr.gov.br

altashabilidades@edu.londrina.pr.gov.br

  • @fabianechueire

Equipe PistoBusão

pistobusaoutf@gmail.com 

  • @pistobusao

– Leticia Barcala Gonçalves da Silva, estudante do 4º ano do Curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, responsável pelo PistoBusão.

– Marco Aurélio de Carvalho Andrade, estudante do 4° ano do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, responsável pelo PistoBusão.

Derik Kerwin Pfeifer, estudante do 3° ano do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR Londrina-PR, integrante do projeto PistoBusão.