OFICINA – A ARTE DE PORTINARI – SÉRIE RETIRANTES – “COLCHA DE MEMÓRIAS”

A ARTE DE PORTINARI – SÉRIE RETIRANTES – “COLCHA DE MEMÓRIAS”

LINK DO VÍDEO

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/

Público alvo: EJA

Sobre a oficina: A oficina pretende oferecer aos educandos da EJA uma oportunidade de realizar composições artísticas bidimensionais e tridimensionais tendo como referências obras e objetos artísticos.
Além, dos educandos produzirem composições artísticas visuais diversas fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, conhecendo diferentes artistas.

Conteúdos:
(1AR0004) Composições artísticas bidimensionais e tridimensionais tendo como referências obras e objetos artísticos.
(4AR0009) Composições artísticas visuais diversas fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Objetivos:
Criar composições artísticas visuais diversas fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Reconhecer dois artistas; Refletir sobre o conceito de Migrantes.

Metodologia:
Os professores das unidades de Educação de Jovens e Adultos deverão selecionar os materiais necessários e confeccionar uma colcha de retalhos com os educandos.

PASSO 1 – ARTISTA BRASILEIRO CÂNDIDO PORTINARI
O professor deverá fazer um resgate do que foi estudo e o que os educandos já sabem sobre o artista CÂNDIDO PORTINARI.

PASSO 2 – OBRAS
O professor deverá apresentar 3 obras do artista aos educandos – RETIRANTES – 1944. MASP/SÃO PAULO; CRIANÇA MORTA – 1944. MASP/SÃO PAULO; e ENTERRO NA REDE – 1944. MASP/SÃO PAULO.
Em seguida, explicar o contexto em que o artista produziu as obras.

PASSO 3 – RODA DE CONVERSA
Em um trabalho didaticamente organizado o professor proporcionará um momento de conversa sobre os migrantes que vieram para nossa região. Explicando o que é Migração, quais suas contribuições e obstáculos enfrentados.

PASSO 4 – APRESENTAÇÃO DO ARTISTA LEONILSON
O professor deverá explicar aos educandos que LEONILSON é um expoente na criação de arte por meio do uso de linhas e tecidos – uma produção cheia de individualidade, afetividade e experiências. E apresentar suas obras.

PASSO 5 – COLCHA DE RETALHO
Por fim o professor explicará a importância das colchas de retalhos para as famílias brasileiras. E orientará a proposta de trabalho, que consiste em cada aluno desenvolver uma parte da colcha. Bordarão num retalho de tecido, o nome de uma ou mais pessoas de sua família que foram ou são migrantes. (O registro do nome poderá ser feito com outra estratégia, pintura por exemplo). Para quem não tiver familiares, poderá homenagear um conhecido.

MATERIAIS

  • Um pedaço (retalho) de tecido colorido, se possível liso, ou com pouca estampa, com tamanho aproximado de 15cmX15cm;
  • Uma agulha;
  • Linha de crochê de uma cor que apareça no seu retalho de tecido

Viviane Mascarenhas Almeida

Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Pós graduada em Metodologia da Ação Docente – UEL