EVENTO

OFERECIDO PELA

SOBRE NÓS

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina é o órgão responsável pela organização, promoção e manutenção das etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- anos iniciais na esfera do município. Com a criação do Sistema Municipal em 1999, o município passou a ter autonomia para desenvolver sua política educacional, segundo regras e princípios discutidos por representantes de diversos segmentos que compõem o Conselho Municipal de Educação, sempre com respeito às normas nacionais vigentes.
Seu propósito é assegurar uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, com foco no conhecimento científico e nos princípios de ética, justiça e igualdade social, visando a formação integral desses sujeitos.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação coordena e acompanha o trabalho desenvolvido pela REDE MUNICIPAL DE ENSINO, ou seja, pelas 177 unidades escolares, sendo: 56 Centros de Educação Infantil conveniados (CEI), 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 88 escolas.

“Em uma rede não há instituição solitária. Todas se unem pelo mesmo objetivo, o de garantir a aprendizagem de nossos alunos”.

Estamos em festa, a hora chegou! A cidade de Londrina ganha a “Casa da Educação” em um dia histórico e significativo para todos nós, professores, 18 de outubro de 2021, em homenagem ao querido professor Marcelo Urbaneja. O novo prédio da Secretaria de Educação ganha, merecidamente, seu nome! Viva a Casa da Educação!

Nova casa da Educação em Londrina – Secretaria Municipal de Educação


LONDRINA MAIS

ANOS ANTERIORES

Nossa cidade realiza um dos maiores eventos educacionais do sul do país, o Londrina Mais! Com grande relevância educacional, o evento atrai educadores de municípios vizinhos, fazendo de Londrina uma cidade de referência na educação pública.
Os dados da última edição do evento, realizada em 2019, justificam esta conquista. A mostra de trabalhos escolares ocorreu, na última edição, em 150 estandes destinados para as unidades escolares públicas e filantrópicas do município, além da participação de algumas escolas estaduais e universidades da região.
Concomitante à mostra de trabalhos, realiza-se a formação continuada de aproximadamente 4.500 professores, além de oficinas interativas destinadas aos educadores, alunos e público participante do evento.

O Londrina Mais conta, diariamente, com um público de cerca de 10 mil visitantes. O evento acontece em três dias para garantir a participação de professores e alunos da rede municipal, além da comunidade escolar local e de cidades vizinhas, no Parque de Exposições Ney Braga, o único local possível de realizá-lo no município, considerando a necessidade de abrangência de um público amplo, com atividades diversificadas. A primeira edição aconteceu em 2017, com sucesso de participação da comunidade escolar londrinense.
Em 2018 e 2019, a Secretaria Municipal de Educação destinou orçamento financeiro específico para a realização do evento, o que garantiu excelente estrutura para organização dos estandes e a formação dos professores. O investimento possibilitou a locação do Parque de Exposições Ney Braga e tendas para realização de oficinas, contratação de serviço de sonorização, montagem de estandes e serviços gerais.

O evento também contou com a participação de empresas da área educacional e de tecnologias, ampliando o repertório dos participantes quanto às possibilidades de inovação no âmbito escolar. Um agradável espaço de alimentação, com restaurante e veículos estilizados, adaptados para produzir e servir refeições “food truck” reuniu educadores, em clima de confraternização, nos horários de intervalo. Em 2020, a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente a educação, e o Londrina Mais não aconteceu. Em 2021, o evento assumiu a característica virtual, sendo realizado de 25 a 29 de outubro.

Escolas com estandes virtuais, salas no youtube destinadas à formação de professores, oficinas on-line com alunos, lançamento de livros e da Revista Eletrônica da Educação de Londrina – REDE, estão entre os atrativos da 4ª edição do Londrina Mais.
O chamamento público para palestrantes possibilitou a participação de pesquisadores e estudiosos da área da Educação e outras afins, agregando qualidade para a formação de professores e das equipes gestoras.
O valor deste evento é indiscutível para a educação municipal. Comemoremos! A Rede tem Londrina Mais e, agora, o Londrina Mais tem a REDE – Revista Eletrônica da Educação de Londrina. Participe e esteja na REDE, enviando seus trabalhos para publicação.

.

.

.

.