
DANÇAR, CANTAR E BRINCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
LINK DO VÍDEO
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR: https://www.youtube.com/
Sobre a oficina: Essa oficina tem a intenção de oferecer brincadeiras aos alunos e proporcionar vivências práticas aos professores. A brincadeira é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas proporcionando momentos de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças no espaço escolar.
Público alvo: P4 ao 2º ano
Objetivos
Experimentar, fruir compreender e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. (EF12EF01)
Experimentar e fruir diferentes brincadeiras cantadas, cantigas de roda, brincadeiras rítmicas e expressivas, e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal, valorizando os aspectos motores, culturais e sociais de cada uma delas. (EF12EF11)
Contextualizar as habilidades locomotoras em relação às práticas corporais (brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura). (LONDRINA)
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. (EI03CG03)
Metodologia:
Para as atividades com as turmas do P4 e P5, faremos uma brincadeira cantada, com diversas músicas, ensinando os gestos e solicitando a coreografia, envolvendo movimento e rítmo.
Para as atividades com as turmas do 1º e 2º anos, faremos uma atividade de estafeta, uma delas será um corda amarrada em círculo, escolheremos 4 alunos e os colocaremos dentro deste círculo, a corda deverá estar na altura da cintura da criança, estes por sua vez deverão pegar o cone que estará à sua frente, ganha quem pegar primeiro.
Materiais:
- Caixa de som; Microfone; Pen drive com músicas dos àlbuns: Cante Brinque Brasil (Hani Awad), Brinquedo/Brincar-Literatura Oral (Edinho Paraguassu), Jogos Cantados (Prof.Bahia), entre outros; fitas para delimitação de espaços individuais dos alunos; Cones pequenos e/ou grandes; Bambolês; Corda; Elástico, Bola; um pedaço de tecido que cubra a bola.

LUIZ CLAUDIO FERREIRA
Graduado em Educação Física, pela Faculdade IEDA, Graduado em Pedagogia pela ANHANGUERA, Pós graduado em Atividade Física, Esporte e Saúde, pela Universidade FAEFIJA, Pós graduado em Psicomotricidade, pela Faculdade Campos Elísios.